Pular para o conteúdo principal

Verrugas

 Ver a imagem de origem

 O que é

As verrugas são lesões de pele provocadas pelo vírus HPV, muito comuns em crianças e adultos, que podem aparecer em qualquer área do corpo, mas são mais comuns nas mãos e nos pés.

Como acontece a transmissão

A transmissão ocorre por contato direto com pessoas ou objetos contaminados pelos vírus. Podem se apresentar de diferentes maneiras: verrugas vulgares, planas, filiformes, plantares e genitais.

É possível ocorrer autoinoculação por meio de pequenos ferimentos que servem de porta de entrada para o vírus. Outras formas de transmissão são pelo contato sexual e ou no momento do parto. Pacientes com baixa imunidade são os mais vulneráveis ao aparecimento de verrugas.

O pico de incidência ocorre entre 12 e 16 anos.

Sintomas

Geralmente as verrugas não costumam apresentar sintomas. No entanto, em alguns casos podem apresentar sangramento ou dor. As verrugas podem ser ásperas, da cor da pele, com aspecto de couve-flor, mas também podem ser planas, macias e escuras.

Tratamento

É recomendado o tratamento pelo risco de disseminação do vírus para outras pessoas e surgimento de novas lesões no próprio indivíduo. Cada tipo de verruga exige um tratamento diferenciado.

As verrugas podem retroceder espontaneamente ou persistir por anos. Crianças, geralmente, se curam sem necessidade de medicação, mas devido ao risco de disseminação do vírus para outras pessoas, é recomendado o tratamento. Nos adultos, as verrugas não costumam desaparecer sem tratamento. 

Existem diferentes modalidades terapêuticas que levam à destruição ou à remoção das lesões. São usados tanto medicamentos tópicos, quanto ácidos, por exemplo, até procedimentos cirúrgicos.

Prevenção

As vacinas contra o HPV são distribuídas gratuitamente pelo SUS e são indicadas para prevenção da infecção genital, reduzindo o risco de evolução para o câncer genital. É indicada para meninas de 9 a 14 anos, e meninos de 11 a 14 anos. Por ser uma vacina preventiva, deve ser aplicada preferencialmente antes do início da vida sexual.

Postagens mais visitadas deste blog

Estetica Avançada

Botox    Laser Erbium 2940 laser co2 fracionado  laser nd yag Fenol Light  Preenchimentos Fios de PDO PRP lipo de papada Bioestimuladores de colágeno Blefarosplastia sem Cortes  Otomodelação   Black peel / Peeling hollywood Remoção de Verrugas Micro vasos Olheiras e bolsas       Tricologia        Peeling Quimico 

Aparelhos

Ø   laser co2 sculptor, Ø   laser harmony, Ø   laser nd yag, Ø   Ozônio medicinal, Ø   Corrente russa, Ø   Ultrassom, Ø   Ultrassom focalizado Hifu Ø   Peeling ultrassónico, Ø   Peeling de diamante, Ø   Peeling de cristal, Ø   Luz intensa pulsada, Ø   Led terapia, Ø   Alta frequência, Ø   Micro correntes, Ø   Vacuoterapia / endermologia, Ø   Criolipolise, Ø   Radiofrequência, Ø   Jato de plasma,

PRP(Plasma Rico em Plaquetas):

    Conheça os benefícios da técnica! Cuidar da pele é uma das melhores formas de preservar a juventude e a saúde do nosso rosto. Entre as inúmeras técnicas disponíveis no mercado, o rejuvenescimento facial com PRP (Plasma Rico em Plaquetas) se destaca por seus resultados impressionantes e naturais. Esta técnica inovadora utiliza componentes do próprio sangue do paciente para promover a regeneração celular e a revitalização da pele, oferecendo uma solução eficaz e segura contra os sinais do envelhecimento. O que é PRP? O PRP, ou Plasma Rico em Plaquetas,  é um derivado do sangue do próprio paciente, obtido através de um processo de centrifugação . Esse procedimento separa o plasma, rico em plaquetas e fatores de crescimento, dos outros componentes do sangue. As plaquetas desempenham um papel crucial na cicatrização e regeneração dos tecidos, tornando o PRP uma ferramenta poderosa na medicina estética. Para que serve o PRP? Ele é amplamente utilizado em trata...