Pular para o conteúdo principal

Verrugas

 Ver a imagem de origem

 O que é

As verrugas são lesões de pele provocadas pelo vírus HPV, muito comuns em crianças e adultos, que podem aparecer em qualquer área do corpo, mas são mais comuns nas mãos e nos pés.

Como acontece a transmissão

A transmissão ocorre por contato direto com pessoas ou objetos contaminados pelos vírus. Podem se apresentar de diferentes maneiras: verrugas vulgares, planas, filiformes, plantares e genitais.

É possível ocorrer autoinoculação por meio de pequenos ferimentos que servem de porta de entrada para o vírus. Outras formas de transmissão são pelo contato sexual e ou no momento do parto. Pacientes com baixa imunidade são os mais vulneráveis ao aparecimento de verrugas.

O pico de incidência ocorre entre 12 e 16 anos.

Sintomas

Geralmente as verrugas não costumam apresentar sintomas. No entanto, em alguns casos podem apresentar sangramento ou dor. As verrugas podem ser ásperas, da cor da pele, com aspecto de couve-flor, mas também podem ser planas, macias e escuras.

Tratamento

É recomendado o tratamento pelo risco de disseminação do vírus para outras pessoas e surgimento de novas lesões no próprio indivíduo. Cada tipo de verruga exige um tratamento diferenciado.

As verrugas podem retroceder espontaneamente ou persistir por anos. Crianças, geralmente, se curam sem necessidade de medicação, mas devido ao risco de disseminação do vírus para outras pessoas, é recomendado o tratamento. Nos adultos, as verrugas não costumam desaparecer sem tratamento. 

Existem diferentes modalidades terapêuticas que levam à destruição ou à remoção das lesões. São usados tanto medicamentos tópicos, quanto ácidos, por exemplo, até procedimentos cirúrgicos.

Prevenção

As vacinas contra o HPV são distribuídas gratuitamente pelo SUS e são indicadas para prevenção da infecção genital, reduzindo o risco de evolução para o câncer genital. É indicada para meninas de 9 a 14 anos, e meninos de 11 a 14 anos. Por ser uma vacina preventiva, deve ser aplicada preferencialmente antes do início da vida sexual.

Postagens mais visitadas deste blog

Estetica Avançada

Botox    Laser Erbium 2940 laser co2 fracionado  laser nd yag Fenol Light  Preenchimentos Fios de PDO PRP lipo de papada Bioestimuladores de colágeno Blefarosplastia sem Cortes  Otomodelação   Black peel / Peeling hollywood Remoção de Verrugas Micro vasos Olheiras e bolsas       Tricologia        Peeling Quimico 

Aparelhos

Ø   laser co2 sculptor, Ø   laser harmony, Ø   laser nd yag, Ø   Ozônio medicinal, Ø   Corrente russa, Ø   Ultrassom, Ø   Ultrassom focalizado Hifu Ø   Peeling ultrassónico, Ø   Peeling de diamante, Ø   Peeling de cristal, Ø   Luz intensa pulsada, Ø   Led terapia, Ø   Alta frequência, Ø   Micro correntes, Ø   Vacuoterapia / endermologia, Ø   Criolipolise, Ø   Radiofrequência, Ø   Jato de plasma,

Dicas de como utilizar corretamente a piastra (prancha ou chapinha)

·          Antes de iniciar procedimento aplique um termo ativado para proteção dos fios; ·          Sempre faça prancha com os cabelos limpos e secos; ·          Aqueça a prancha e divida o cabelo em mechas medias (nem muito finas e nem muitos grossa); ·          Sempre comece com as mechas na parte da nuca; ·          Para ter o efeito lizo comece da raiz e vá deslizando ate as pontas; ·          Para ter o efeito enrolado comece pela raiz e com a prancha levemente inclinada vá deslizando ate as pontas. Caso queira apenas no comprimento comesse no meio do comprimento ate as pontas; ·          Após finalizar aplique um finalizador (para cabelos alisados aplique um óleo ou spray e para cabelo enrolado aplique spray fixador sem álcool para maior durabilidade dos cachos). Atenção: Para você que faz o uso continuo de secador e prancha utilize um bom termo ativado para proteger os fios do calor. E faça hidratação semanal ou em 15 em 15 dias para manter o