Pular para o conteúdo principal

Botox

 

A aplicação de toxina botulínica é um dos procedimentos mais realizados no mundo. Além da finalidade estética, o tratamento também pode ser utilizado para melhorar a qualidade de vida de pacientes com bruxismo ou hiperidrose. 

Realizado desde o século XX, o botox, como é popularmente conhecido, é considerado minimamente invasivo e seguro, quando feito por um especialista experiente e habilitado.

O que é toxina botulínica?

Para entender o que é a toxina botulínica, vamos à sua origem. Ela é produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Essa bactéria é a causadora do botulismo, uma doença que causa paralisia generalizada por meio do bloqueio dos sinais nervosos do cérebro para o músculo. A intoxicação ocorre devido à alta quantidade de toxina botulínica. 

Século XX, descobriu-se que, em pequenas quantidades, a toxina botulínica tipo A pode ser utilizada para tratamentos estéticos e funcionais, pois paralisa apenas o músculo específico em que foi aplicada. Quando administrada dessa forma, exclusivamente o impulso que orienta este músculo é bloqueado, causando um relaxamento local. 

Como funciona a aplicação de toxina botulínica para fins estéticos

A toxina botulínica é fundamentalmente usada para amenizar linhas de expressão e rugas profundas. Pode ser indicada para o tratamento das linhas verticais e horizontais entre as sobrancelhas; pés-de-galinha nos cantos dos olhos e linhas horizontais na testa. Também é possível arquear a sobrancelha e corrigir assimetrias.

A marcação dos locais a serem injetados é feita pelo profissional e a substância é aplicada com uma agulha própria e muito fina. A duração da toxina é de 3 a 6 meses. O resultado inicia-se por volta do terceiro dia após as aplicações, com o enfraquecimento do músculo. Somente após a segunda semana, depois das aplicações, é que o aspecto final do procedimento pode ser observado. As novas aplicações devem respeitar o período mínimo de 4 meses. 

Toxina botulínica para hiperidrose

Em pacientes com suor excessivo, o botox pode ser aplicado com a finalidade de bloquear as terminações nervosas responsáveis pela liberação de substâncias que estimulam o suor. O tratamento é realizado por meio de pequenas aplicações da substância na região a ser tratada. Geralmente, as áreas do corpo mais atingidas pelo excesso de suor são axilas, palmas das mãos, plantas dos pés e virilha, mas pode acontecer em outras partes também.

Toxina botulínica para bruxismo 

O uso da toxina botulínica no tratamento de bruxismo tem a finalidade de aliviar a dor relacionada a movimentos excessivos e repetitivos de ranger e apertar os dentes. A aplicação da substância na musculatura da face (mais precisamente na região do músculo masseter e temporal anterior) interrompe a comunicação entre o músculo e o nervo, reduzindo a capacidade de contração. 

Toxina botulínica e preenchimento são a mesma coisa?

Muitas pessoas confundem a aplicação da toxina botulínica ao preenchimento com ácido hialurônico, no entanto, os tratamentos são bem diferentes. A aplicação da toxina é utilizada para amenizar rugas dinâmicas, causadas pela repetição do movimento, como você viu. 

Já o preenchimento com ácido hialurônico é utilizado para repor o volume em determinada parte do rosto ou atenuar sulcos profundos. A técnica tem por objetivo redefinir contornos da face – queixo, mandíbula, nariz, maçãs do rosto – e tratar as dobras, como os sulcos naso-labiais (conhecido como “bigode chinês”), sulco lábio-mental (ruga de marionete) e sulco naso-jugal (olheiras). Também pode ser usado para repor volume de regiões como lábios e lóbulo auricular (orelha). 

Quais são os riscos da aplicação de toxina botulínica? 

Quando procuramos por “botox: antes e depois”, é comum encontrarmos resultados muito positivos, mas, também, alguns relatos de pessoas que sofreram com assimetrias ou tiveram a expressão de seus rostos comprometidos devido àquele tão temido resultado “esticado”. 

No entanto, quando realizado por um especialista com domínio da anatomia facial, os riscos são mínimos.. 

Agende sua consulta!

 

Postagens mais visitadas deste blog

Estetica Avançada

Botox    Laser Erbium 2940 laser co2 fracionado  laser nd yag Fenol Light  Preenchimentos Fios de PDO PRP lipo de papada Bioestimuladores de colágeno Blefarosplastia sem Cortes  Otomodelação   Black peel / Peeling hollywood Remoção de Verrugas Micro vasos Olheiras e bolsas       Tricologia        Peeling Quimico  Aparelhos Ø    laser co2 sculptor, Ø    laser harmony, Ø    laser nd yag, Ø    Ozônio medicinal, Ø    Corrente russa, Ø    Ultrassom, Ø    Ultrassom focalizado Hifu Ø    Peeling ultrassónico, Ø    Peeling de diamante, Ø    Peeling de cristal, Ø    Luz intensa pulsada, Ø    Led terapia, Ø    Alta frequência, Ø    Micro correntes, Ø    Vacuoterapia / endermologia, Ø    Criolipolise, Ø    Radiofrequência, Ø    Jato de plasma,

Remoção de tatuagem

Você não precisa mais conviver com tatuagens que perderam o sentido ou que não combinam mais com você. Seja qual for o motivo, se você está pensando em remover sua tatuagem e deseja saber um pouco mais sobre o que é o processo de remoção de tatuagem, você está no lugar certo. Dos custos associados aos possíveis efeitos colaterais, aqui está tudo o que você precisa saber sobre o processo de remoção de tatuagens. Como o Laser funciona O processo de remoção de tatuagem a laser é simples: o feixe de luz de alta energia atinge a tinta, fragmentando-a em pequenas partículas, de forma que facilitam sua remoção pelo próprio Sistema imunológico do corpo. Seu corpo, mais precisamente o seu Sistema imunológico, é o responsável por eliminar essas minúsculas partículas de tinta da sua pele. Sim, seu corpo elimina a tinta, e não o laser. Esse processo de remoção da tinta pelo corpo leva um tempo e, por isso, é necessário um intervalo mínimo entre as sessões, cerca de trinta dias. Cada co...

PRP(Plasma Rico em Plaquetas):

    Conheça os benefícios da técnica! Cuidar da pele é uma das melhores formas de preservar a juventude e a saúde do nosso rosto. Entre as inúmeras técnicas disponíveis no mercado, o rejuvenescimento facial com PRP (Plasma Rico em Plaquetas) se destaca por seus resultados impressionantes e naturais. Esta técnica inovadora utiliza componentes do próprio sangue do paciente para promover a regeneração celular e a revitalização da pele, oferecendo uma solução eficaz e segura contra os sinais do envelhecimento. O que é PRP? O PRP, ou Plasma Rico em Plaquetas,  é um derivado do sangue do próprio paciente, obtido através de um processo de centrifugação . Esse procedimento separa o plasma, rico em plaquetas e fatores de crescimento, dos outros componentes do sangue. As plaquetas desempenham um papel crucial na cicatrização e regeneração dos tecidos, tornando o PRP uma ferramenta poderosa na medicina estética. Para que serve o PRP? Ele é amplamente utilizado em trata...