Pular para o conteúdo principal

Manchas escuras nos olhos, como tratar?



As manchas escuras nos olhos, popularmente conhecidas como olheiras, afetam a autoestima de homens e mulheres de todas as idades. Elas podem ser provocadas por hábitos prejudiciais à saúde como não dormir direito, má alimentação e sedentarismo. Todavia, também podem ser causadas pela predisposição genética ou anatomia óssea, como é o caso das olheiras profundas.

O que causam manchas escuras nos olhos?

Antes de conhecer os melhores tratamentos para olheiras, é preciso primeiramente identificá-las. Apesar de causarem manchas arroxeadas ou acastanhadas ao redor dos olhos, elas podem ter origens diferentes. Nesse sentido, elas podem ser classificadas como:

Vasculares

Nesse caso, as olheiras são causadas pela vascularização na região periocular. Esse tipo de mancha escura é genético, possui cor arroxeada e acomete também crianças e jovens. Além disso, as olheiras vasculares pioram bastante com noites mal dormidas e cansaço.

Pigmentares

Já as olheiras pigmentares são provocadas pelo aumento de melanina na pele ao redor dos olhos. Comumente elas possuem cor amarronzada e são mais frequentes em pessoas de pele morena e negra. Indianos, árabes e asiáticos também são mais propensos a desenvolver a condição. 

Olhos fundos ou olheiras profundas

As olheiras profundas, por suas vezes, são causadas pela anatomia óssea do rosto do paciente. Nesse caso, há um desnível entre a região periocular e as maçãs do rosto, o que causa um sombreamento na região e produz um efeito de olheira.

Todavia, os olhos profundos também podem ser causados pelo envelhecimento natural. Com o passar dos anos, os músculos da região enfraquecem, o organismo reduz a produção de colágeno e acontece a reabsorção óssea, ou seja, a redução dos ossos ao redor dos olhos. Sendo assim, pode-se afirmar que o surgimento das olheiras profundas é um dos primeiros indícios do envelhecimento.

Como tratar as manchas escuras nos olhos?

Identificadas as causas das olheiras, é hora de buscar o tratamento adequado. Felizmente, hoje em dia o mercado de beleza, estética e saúde oferece várias alternativas eficazes para resolver o problema. Confira algumas sugestões a seguir.

Tratamento para olheiras pigmentares

Além de serem provocadas pelo aumento da melanina na pele da região dos olhos, as olheiras pigmentares também podem ser decorrentes de algum processo inflamatório. Por sorte, vários tratamentos se mostram bem eficazes para tratar essas manchas nos olhos, a saber:

·         Dermocosméticos clareadores;

·         Peeling;

·         Tratamentos à base de laser ou luz pulsada.

Tratamentos para olheiras vasculares

Já as olheiras vasculares também podem ser tratadas com laser e luz pulsada. Entretanto, quando se deseja um disfarce imediato, o indicado é colocar compressas de água gelada no local. Note que como pontuamos, esse é apenas um disfarce, uma melhora da aparência, com efeitos de curta duração. Para um resultado mais longo, recomenda-se ainda:

·         Cremes para os olhos com ingredientes ativadores da microcirculação;

·         Drenagem linfática;

·         Cremes para olheiras com cafeína;

·         Drenagem linfática para melhorar a circulação;

·         Cirurgia plástica no caso de formação de bolsas embaixo dos olhos.

Tratamento para olheiras profundas

Enquanto isso, essas manchas escuras nos olhos exigem mais atenção, pois são causadas pela anatomia óssea facial. Nesse caso, é preciso nivelar a região periocular com a face com injeções de substâncias preenchedoras.

Nesse contexto, o preenchimento facial com ácido hialurônico se destaca: a substância estimula a produção de colágeno e preenche os espaços entre as células da pele, deixando-a mais firme e hidratada. Por isso, é muito eficaz no tratamento de olhos fundos, de bigode chinês, de linhas de expressão e rugas.

Além disso, vale a pena destacar que o ácido hialurônico é biocompatível com o organismo humano e por isso, reduz consideravelmente as chances de rejeição. 

Outras substâncias preenchedoras para tratar manchas escuras nos olhos

Além do ácido hialurônico, outras substâncias preenchedoras também podem ser utilizadas no tratamento de olheiras profundas, tais como:

·         Colágeno;

·         Gordura humana;

·         Hidroxiapatita de cálcio.

Postagens mais visitadas deste blog

Estetica Avançada

Botox    Laser Erbium 2940 laser co2 fracionado  laser nd yag Fenol Light  Preenchimentos Fios de PDO PRP lipo de papada Bioestimuladores de colágeno Blefarosplastia sem Cortes  Otomodelação   Black peel / Peeling hollywood Remoção de Verrugas Micro vasos Olheiras e bolsas       Tricologia        Peeling Quimico  Aparelhos Ø    laser co2 sculptor, Ø    laser harmony, Ø    laser nd yag, Ø    Ozônio medicinal, Ø    Corrente russa, Ø    Ultrassom, Ø    Ultrassom focalizado Hifu Ø    Peeling ultrassónico, Ø    Peeling de diamante, Ø    Peeling de cristal, Ø    Luz intensa pulsada, Ø    Led terapia, Ø    Alta frequência, Ø    Micro correntes, Ø    Vacuoterapia / endermologia, Ø    Criolipolise, Ø    Radiofrequência, Ø    Jato de plasma,

Remoção de tatuagem

Você não precisa mais conviver com tatuagens que perderam o sentido ou que não combinam mais com você. Seja qual for o motivo, se você está pensando em remover sua tatuagem e deseja saber um pouco mais sobre o que é o processo de remoção de tatuagem, você está no lugar certo. Dos custos associados aos possíveis efeitos colaterais, aqui está tudo o que você precisa saber sobre o processo de remoção de tatuagens. Como o Laser funciona O processo de remoção de tatuagem a laser é simples: o feixe de luz de alta energia atinge a tinta, fragmentando-a em pequenas partículas, de forma que facilitam sua remoção pelo próprio Sistema imunológico do corpo. Seu corpo, mais precisamente o seu Sistema imunológico, é o responsável por eliminar essas minúsculas partículas de tinta da sua pele. Sim, seu corpo elimina a tinta, e não o laser. Esse processo de remoção da tinta pelo corpo leva um tempo e, por isso, é necessário um intervalo mínimo entre as sessões, cerca de trinta dias. Cada co...

Diferença entre Luz Pulsada e Laser

  A diferença entre luz pulsada e laser está na tecnologia, no tipo de luz que utilizam e nas suas aplicações.   1. Tipo de Luz: - Luz Pulsada (IPL - Intense Pulsed Light): - Emite luz de vários comprimentos de onda (é policromática). - A luz é não-coerente, ou seja, os feixes se dispersam em várias direções. - É mais ampla, atingindo diferentes estruturas da pele de maneira menos específica.   - Laser: - Emite luz de um único comprimento de onda (é monocromática). - A luz é coerente, ou seja, os feixes de luz são altamente direcionados e focados. - É muito preciso, atuando em alvos específicos da pele.   2. Aplicações: - Luz Pulsada: - Depilação (redução de pelos). - Tratamento de manchas (melasma, sardas). - Combate a sinais de envelhecimento (rugas, flacidez). - Redução de vasinhos ou vermelhidão (rosácea).   - Laser: - Depilação (geralmente mais eficaz em pelos grossos e escuros). - Remoção de tatuagens. - Tratam...